segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TOP 5 alimentos que parecem saudáveis mas não são!

Oi gurias, tudo certo? Hoje trouxe para vocês 5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Trouxe também dicas de como substituí-los por opções mais saudáveis. Espero que gostem! Um beijo e até o próximo.

1º Lugar - Refrigerante Zero



Os refrigerantes zero, apesar de não conterem açúcar e, portanto, o valor calórico bem menor do que o do refrigerante normal, eles contam com uma quantidade de sódio muito maior em sua composição, colaborando para a retenção de líquido e aumento da pressão arterial. Mesmo parecendo menos engordantes, devido ao nome menos agressivo, o refrigerante zero pode causar o aumento do apetite, fazendo com que a pessoa coma mais e sinta maior necessidade de comer alimentos que contenham açucares.

2º Lugar - Barras de Cereais



As famosas barrinhas são uma opção prática e teoricamente saudável, porém  muitas delas contém xarope de milho, açúcar e gordura saturada. Além disso, muitas marcas contém mais de 350 calorias. Na hora de escolher a sua barrinha, preste muita atenção nas informações nutricionais e compare os ingredientes que estão no rótulo. O que vem primeiro é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista. Prefira as de fruta, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas.
ALTERNATIVA: Para repor carboidratos e proteínas após um treino pesado ou caminhada, existem outras alternativas, como queijo magro ou três bolachas de água e sal integrais. Até mesmo uma barra de granola, feita em casa, pode ser uma boa pedida.

3º Lugar - Suco de Caixinha


Embora as marcas prometam que os sucos são saudáveis e que a publicidade nos leve a crer que essas bebidas são 100% saudáveis, algumas dessas bebidas, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes, isso mesmo! São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio. Quando pensamos em suco, temos uma ordem de opções que deve ser adotada, referente à qualidade nutricional: A primeira são aqueles preparados com fruta fresca. Polpas congeladas se tornam a segunda opção, seguida dos concentrados engarrafados. Só então vêm os sucos de caixinhas, que devem ser consumidos esporadicamente.
ALTERNATIVA: Chá verde gelado com limão, além de saudável, ajuda a acelerar o metabolismo.

4º Lugar - Saladas Elaboradas



Um erro comum é assumir que tudo que envolve a palavra "salada" tem que ser saudável. Saladas com atum, frango e camarão frequentemente são carregadas de maionese, com gorduras e calorias escondidas entre seus ingredientes. Sendo assim, se for fazer essa escolha, fique de olho ao tamanho da porção. Melhor ainda se você fizer a própria salada em casa.
ALTERNATIVA: Faça o seu molho caseiro, utilizando 2 colheres de iogurte natural desnatado, uma colher de azeite de oliva extra virgem e temperos naturais como cebolinha, pimenta do reino. gergelim e salsa.

5º Lugar - Pães Multi Grãos



As embalagens que trazem o termo multi grãos geralmente atraem, pois isso parece muito saudável. No entanto, eles nem sempre trazem grãos integrais, que são bons para o coração. Muitos deles são preparados com grãos refinados, logo, não trazem o benefício nutricional provido por um grão integral. É importante ler as informações nutricionais com muita atenção. Em primeiro lugar, observe na lista se a farinha é refinada, pois, se for, este pão não é 100% integral, também fique de olho nas gorduras e açucares.


0 comentários:

Postar um comentário